Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MUNDO MIÚDO - teatro de animação


O Mundo Miúdo faz parte de uma forma teatral conhecida como “Teatro Lambe-Lambe”.

“O Teatro Lambe-Lambe é uma das várias manifestações que constituem o Teatro de Animação Contemporâneo. (...) Esta nova forma de teatro utiliza uma pequena caixa cênica, portátil, dentro da qual é encenado um espetáculo de curta duração (na maioria das vezes dois minutos), com a utilização de bonecos ou outros objetos que são animados..” *

Esta nova Linguagem foi criada em 1989 na Bahia por Denise di Santos e Ismine Lima, apartir da observação dos antigos fotógrafos de rua - os chamados Lambe-Lambes.

Genifer conheceu esse trabalho com o artista e bonequeiro Tcheli, ainda em Porto Alegre. Nunca assistiu a uma história, mas se encantou com a possibilidade de contar causos para uma só pessoa, em um espaço tão pequeno. Aí, em 2005, resolveu fazer sua primeira caixinha: um projeto de pesquisa e investigação que perdura até hoje.
De lá para cá a caixa mudou e o trabalho recebeu um nome: Mundo Miúdo- teatro de animação. Genifer começou apresentando o espetáculo "A Árvore Generosa", com dez minutos de duração. Fila longa, cansaço, havia algo de muito estranho e difícil para prosseguir. Aí, depois, criou "N'eu e N'ele", espetáculo com dois minutos. Que diferença! Deixou "A Árvore .." como repertório - ainda apresentado quando a fila é menor - e prosseguiu com seu Gran Espetáculo de 2 minutos.
Os bonecos são criações dela, com articulações de fitas e alfinetes no pescoço, ombros, cotovelos, pulsos, coxas, joelhos e calcanhares, possuindo diferentes técnicas de manipulação. Medem aproximadamente dez centímetros de altura e um ou outro apresenta, ainda, piscar de olhos. A operação de som e luz é alternativa: o som vem de fones de ouvido ligados a um walkman - de onde se ouve as trilhas sonoras criadas especialmente para cada história, e a luz é operada com o pé, com direito a cinco canais e regulagem de intensidade por canal (fade in e fade out).

De lá - da caixa misteriosa - pode surgir de tudo: é um mundo à parte, poético e único que apresenta o pequeno como princípio, e a possibilidade enquanto fim. Um novo mundo onde as possibilidades de recepção são tão diversas quanto às de criação, novos olhares sobre o cotidiano.



FICHA TÉCNICA:

MUNDO MIÚDO – teatro de animação
Carpintaria da primeira caixa cênica: Carlos Ernesto Becker.
Criação, carpintaria e pintura da segunda caixa cênica (atual), projeto e confecção da iluminação: Genifer Gerhardt.
Consultoria de iluminação: Paulo Roberto.
N’eu e N’ele
Criação, cenário, confecção e manipulação dos bonecos: Genifer Gerhardt.
Trilha sonora: Genifer Gerhardt, a partir de excertos da música “Melancólico Buenos Aires”, do grupo ‘Quinteto da Paraíba’.
Fotos: Fabíola Aquino, Expinho.
Filmagem: Expinho.
A Árvore Generosa
Livremente inspirado no texto de Shel Silverstein (1964).
Criação, cenário, confecção e manipulação dos bonecos: Genifer Gerhardt.
Panôs: Ruth Gerhardt.
Técnico de Gravação: Gabriel Franco.
Edição de áudio e voz da árvore: Laura Franco.
Voz do menino: Saulo Moreira.
Fotos: Vera Milliotti.
Filmagem: Expinho.





* ARRUDA, Kátia de. O menor espetáculo do mundo. In: Teatro de Bonecos: Distintos Olhares sobre Teoria e Prática. Organização: Valmor Níni Beltrame. Jaraguá do Sul: DESIGN Editora / UDESC, 2007. P. 131.

2 comentários:

Anônimo disse...

Geni (é como gosto de chamar essa menina aventureira) apesar da saudade, quero dizer que estou muito orgulhosa de voce e sinto até inveja da sua coragem, estou feliz por voce e espero que seus anjos da guarda continuem a te guiar por esse mundo, na busca do prazer e do conhecimento. Confesso que fiquei assim, mais tranquila depois dos nossos telefonas reconfortantes, sabendo que voce esta bem e vendo essas suas descobertas com esse povo maravilhoso que vive longe do mundo violento, sendo simplesmente feliz.
beijosssss de Jacy e Romulo
e volte logo saudadesssssssss

Anônimo disse...

Emocionante! Parabéns!! Queria eu ter a mesma coragem!!!
Abraço
Jane Gariba