Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

RE-BOLANDO COM A GRINGA ERRANTE


"O espetáculo solo de rua traz a fina palhaça Palitolina interagindo e se atrapalhando no encontro com personagens e bonecos inusitados."

Indicação etária: livre.


Palitolina é assim, magrela. Tem pernas compridas. E finas. Fiiiiiinas! As pernas, motivo de vergonha e timidez na infância e parte da adolescência, hoje são responsáveis por dar nome e graça à personagem.


O estudo da palhaça de Genifer Gerhardt (Palitolina Russo) foi iniciado em experiências de rua e no encontro com o sempre mestre e messiê Alexandre Luis Casali. Foi na rua e em saídas que começou a perceber o estado de palhaça, e foi no curso de iniciação que ganhou o nome e uma consciência do que representava aquele trabalho: notou um pouco com que forças mexia, sobretudo consigo, e quis seguir investigando tais percepções e processos.


“Re-Bolando com a Gringa Errante” é um espetáculo que dialoga com estas experiências, com saberes no ramo do Teatro de Animação e com conhecimentos acadêmicos prático-teóricos. Resultou no trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Teatro (TCC) de Genifer Gerhardt na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2008.2, sob orientação de outra mestre, a professora doutora Sonia Lucia Rangel. Intitulada “RE-BOLANDO COM A GRINGA ERRANTE: em busca de uma Pedagogia da Troca com palhaça e bonecos”, a pesquisa tratou da criação do espetáculo e de uma experiência realizada no povoado de Bravo, município de Serra Preta, interior da Bahia, onde, através desta peça, Genifer realizou trocas culturais e se aproximou de crianças, adultos e idosos do povoado. Esta aproximação permitiu à mesma conhecer parte da cultura da região, divulgá-la e dialogar esta experiência com sua prática diária, além de atiçar a vontade de estender e prosseguir com a pesquisa por outras regiões do país.


“Re-Bolando..” é apresentada desde então em praças, eventos, escolas e instituições públicas e privadas da cidade de Salvador / BA, e teve temporada profissional (a chapéu) de quatro meses na Praça 2 de Julho - Campo Grande. Diálogos permanentes entre técnica, intuição, muita vontade e curiosidade permeiam essa pesquisa, suas vivências e, principalmente, seu encontro com um público diversificado. Muito mais do que diversão, um trabalho levado a sério pela palhaça/bonequeira.





FICHA TÉCNICA:

RE-BOLANDO COM A GRINGA ERRANTE

Direção, roteiro cênico e atuação: Genifer Gerhardt.

Confecção dos adereços e bonecos de cena: Genifer Gerhardt.

Confecção das malas e cenário: Lico Santana e Genifer Gerhardt.

Trilha sonora: Genifer Gerhardt, a partir de excertos de músicas populares, nacionais e internacionais.

Fotos: Caio Rodrigo Chaves, Viliane Turatti, Marcelo Castilho, Flávio Catão, Expinho.

Filmagem e edição: Expinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Menina estou sem palavras... e muito maravilhado, feliz é assim que estou, eita que lindo, e olha é isso aí siga, siga e siga pare não, desejo toda luz do mundo pra ti um xero enorme. Fernando Lopes