Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Belo Horizonte, MG, 29 de outubro de 2009

APRENDIZ DE RUA


Hoje saí com Diego, fomos em uma favela aqui de BH onde ele desenvolve um trabalho dando aulas de circo para meninos e meninas. Por sorte minha, hoje foi um dia de apresentação em uma creche do outro lado da cidade.
Chega lá, oi para um, para outro, e todos na combi de Diego para ir ao local de apresentação. A combi tem nariz, de palhaço dá para ver que é. Tem cores, cama, isso parece uma porta de geladeira, com as divisórias, e é, e é.
Meninos todos atrás, com as pernas de pau, roupas, bola grande de isopor, malabares, e tudo o mais necessário ao espetáculo. Chega para lá, ai que chulé, bate a porta. E fomos.
A apresentação foi para crianças pequenas de olhos atentos, aquele ali é meu filho, disse Diego. Uma bela demonstração do trabalho realizado há anos com aqueles meninos/rapazes! Eu operei o som e tirei algumas fotos e vídeos para registro, e curti demais o espetáculo!


Na volta, retorna à combi, ai, não joga talco em mim! Olha, eu uso esse talco para me maquiar, não gasta, não. Chegamos e estavam todos grisalhos, quem vai pagar por isso? E limpar as roupas, cobertas de branco? Diego tem uma paciência enorme, um cuidado também especial com os meninos. Mas é preciso dizer não, é preciso.
Levou-me em casa, e foi aí que, em conversa cotidiana, fez minha cabeça abrir como pétala de rosa.
Falou de sua vida, que rodou toda a América do Sul de carro, trabalhando, 3 em 3 meses mudava de cidade. Fazia produção, apresentação e recebia a grana, cada qual em um mês. E explicou-me dos trabalhos possíveis em bares – BH é a capital do boteco, sabia?! É só ir, é só ir.
Fez-me ver possibilidades, inúmeras possíveis para quem trabalha na rua. E ensinou-me maneiras simples de viver disto, e viver bem, trabalho que pode ser encarado profissionalmente como outro qualquer, indo atrás de oportunidades e mostrando sua arte sempre que for possível.
Cheguei em casa, cabeça pesando de pensamentos novos e de novidades animadoras! Melhor coisa que fiz ter ficado mais aqui em BH, valeu só pelo dia de hoje, obrigado Diego, nos vemos por aí.


TROCA COM BONEQUEIROS

Hermes já havia dito que gostaria de conhecer mais meu trabalho, por e-mail, fuçando na internet enquanto eu morava em Salvador. E quando cheguei em BH mandei um e-mail, estou aqui, estás por aí? Estava. E divulgou quase para a cidade toda sobre o meu trabalho, minha presença por lá, amigo é para essas coisas, quando se precisa.
Encontramos-nos com outros dois bonequeiros, Rafael Sol e Mirian, e ‘trocamos figurinhas’. Rafael e Hermes trabalham muito com material reciclado, trabalho dedicado, diverso e bonito em linhas de garrafas e tintas! E Mirian mora na França, trabalha por lá e aqui só está de passagem.
Conversamos, fui presenteada com um instrumento musical feito por Hermes de canos, plástico de sacolas e borrachinha de dinheiro. Pretendo usá-lo em “Re-Bolando..”, faz um som ótimo de mosca!
Depois, um abraço Hermes e Rafael, valeu por tudo, fui com Mirian para o Mercado Central daqui. E fiquei muito animada com a variedade de coisas que vi, essa panelinha de pressão é feita com latinhas pelo senhor que tem catarata nos olhos, quase sem visão, são seus dedos que fazem o trabalho de ver. E almoçamos, comida deliciosa! Um abraço em Mirian, ficarei mais um tempo por aqui. Lá vou eu pelos corredores coloridos do mercado!


Nenhum comentário: