Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ipanema, PR, 15 de novembro de 2009



Quando eu era pequenina,
quase do tamanho de meus pesadelos,
passávamos os verões de férias na praia.

Íamos todos juntos: tios e tias, primas, irmão que ainda era um só, às vezes até vô e vó.
E entre areias nos pés do chuveiro e almoços coletivos, lembro-me das disputas para carregar o pedaço de madeira pertencente a base do guarda sol
(isso lá deve ter um nome)
que fazia riscos no chão do mar à calçada, linhas para caso alguém se perdesse – era o que pensava minha cabeça fértil.
Na praia, tudo era motivo de festa, de churrasco e de brindes.
E a alegria de cada um era compartilhada pelos demais.

Nossos castelos de areia geralmente eram feitos em grupos, competições por vezes havia, e lembro-me da delícia que era construí-los ao lado da tia Kelly ou mãe,
torres pontiagudas, portas por todos os lados.

Na praia eu e o Guto – meu irmão – costumávamos brincar juntos, correr por entre as dunas e rolar, fazendo corpos à milanesa. E as disputas eram para ver quem tomava banho primeiro, chegando da praia, com a pele ‘peguenta’.

O percurso da calçada à beira do mar era longe, como daqui à África.
Zombador, o sol fazia-nos sambar na areia fofa e quente dos finais de manhãs.
Mas nada era mais gostoso, gritarias, picolés premiados, raquetes, desenhos na areia, pulo das ondas, costelinhas de porco do tio Paulo.

Vez ou outra mãe entrava na água: “tá na hora de sair!”
“Ahhh, mãe, eu nem tô com frio..”
“Tá sim, vem!”
Era minha boca roxa que sempre me denunciava.

Agora estou em outra praia, sentada na areia quase branca. Ali na frente crianças brincam, e me vejo na menininha magrela que corre da onda baixa.

Cheguei ontem aqui, sol forte, andando e pegando ônibus metropolitano cheio com meus quilos de bagagem. Bora Bora, Pizzaria e Choperia, bonita, ampla e bem cuidada, onde está Marcelo? Era de tarde. Pode fazer ali, ou ali, ou ali.. Tudo certo, quer ir ao hotel? Quero. Preciso de um banho para secar o suor.
À tarde vi movimento no calçadão, e se apresentasse a palhaça e depois o Mundo Miúdo? Mas aqui tenho apoiadores, melhor perguntar. Faz o Mundo Miúdo, vai ter banda agorinha depois do jogo de futebol, a música é alta, vai cobrir você. “Vai, Curitiba, vaaaaaaaaaiii.. ser campeão!!” – coro enquanto eu comia a pizza de tomates secos e o suco de pêssego, delícias oferecidas, posso levar o restante para o hotel? Podia. Lá peguei a caixinha e voltei, montei. Delícia apresentar lá! Crianças, adultos, posso contribuir com o trabalho? Estão anunciando no microfone que você aceita contribuições. Se estão dizendo é porque posso, tirei o chapéu vermelho da bolsa colorida.

Como estava gostoso de ficar, fui ficando. Algumas crianças assistiram mais de quatro vezes, saíam e voltavam à fila longa, ficando horas comigo.
Fui para o hotel feliz com a noite.


Um comentário:

Guto disse...

Bah guria, tô distante daqui do teu blog e só agora vi, verdade, lembro bem das corridas queimantes de pés! Rsrsrs... Bons tempos aqueles, em que estudar era tudo, e sobrava tempo até pra te enxer o saco! Rsrsrs...

Bjão guria, te amo!